Soluções

ESCOPO:

Ampliação e alteração de softwares para CLP (S7-300 315-2PN/DP- Siemens) e sistema de supervisão Elipse Scada e startup dos mesmos para o controle do sistema de refrigeração para camâras de congelamento e casa de máquinas da empresa Martini Meat - Unidade Paranaguá - PR.

O PROJETO:

Em parceria com as empresas INSULFRIO responsável geral pelo projeto do sistema de refrigeração, a Otimize desenvolveu os softwares para ampliação do sistema. O CLP é responsável pelo controle das válvulas solenóides que permitem a passagem da amônia em função da temperatura medida nas camâras através de sensores do tipo PT100. Todos os elementos de campo (válvulas, sensores) estão ligadas em I/O´s remotas utilizando-se da rede Profibus, o CCM conta com inversores de frequência da ABB também em rede Profibus com o CLP os quais são responsáveis pelo acionamento dos ventiladores dos ambientes para a troca de calor no processo de refrigeração. A Otimize implementou o controle dos inversores através de malhas PID proporcionando um melhor controle da temperatura dos ambientes e diminuição da carga do compressor de frio responsável por retirar o gás resultante da troca de calor. A sala de máquinas também foi automatizada contando com diversos controles tais como: pressão para acionamento de bombas, ventiladores e válvulas. A lógica de controle foi desenvolvida sempre visando o melhor desempenho para o sistema e a economia de energia.

SOLUÇÃO ADOTADA:

Para o controle das novas câmaras foi construido um novo CCM inteligente com inversores de frequência ABB para o controle dos ventiladores, os acionamentos são comandados via rede Profibus eliminando cabeamento interno do painél e diminuindo a quantidade de módulos de I/O utilizados no sistema, para o controle das válvulas e leitura dos sinais de temperatura foi utilizado remotas do tipo ET200s (Siemens) em campo evitando a passagem de vários cabos de comando e sinal a longas distâncias, também utilizando-se da rede profibus para as remotas diminui-se sensivelmente possíveis problemas de ruídos nos sinais analógicos do processo, visto que a remota fica próxima aos sensores.

BENEFÍCIOS:

Economia de energia, facilidade de operação, agilidade na manutenção e diagnósticos de toda a rede industrial, controle de temperatura das câmaras mais constantes.

Tela Supervisório - Layout / Diagnóstico rede Profibus

Tela Supervisório - Comando Câmara

Voltar

Rua Iririú, 958 - Bairro Iririú - Joinville/SC - CEP: 89227-045 Fone (47) 3427-0163 - otimize@otimizeautomacao.com