Soluções

ESCOPO:

Alteração do hardware de controle da máquina de formação de machos SM19 da empresa Schulz S/A - Joinville - SC. A solução adotada pelo fabricante da máquina foi concebida utilizando-se de uma IHM MP270 12" em conjunto com o software WinAC rodando um PLC interno para controle de todo o processo e movimentação da máquina.

O PROJETO:

Devido a necessidade da substituição da IHM, o cliente (Schulz) solicitou a alteração do hardware para o controle da máquina para a retirada da lógica de controle que inicialmente era feita pela IHM através do WinAC, visto que a mesma não possuia as licenças necessárias para trabalhar com esta ferramenta de software.

SOLUÇÃO ADOTADA:

Para evitar novos problemas em relação ao controle e monitoração da máquina estarem centralizados na IHM, a Otimize separou as funções sendo, a monitoração e operação via IHM MP270 e o controle da máquina sendo realizados através de um PLC Siemens S7-300 com porta profibus para a comunicação com a IHM e controle da estação remota ET200M presente no sistema.

BENEFÍCIOS:

Com a separação do hardware de controle utilizado, possibilitou ao cliente uma maior facilidade tanto de operação e principalmente na manutenção da máquina visto que a linha de PLC S7-300 é de uso comum na instalação fabril do cliente. Também proporcionou ao cliente uma maior segurança quanto a produção, pois a máquina pode continuar em operação mesmo que a IHM venha a apresentar defeito, visto que a lógica de controle agora é feita toda pelo PLC, eliminando assim uma longa parada de máquina em caso de defeito.

Voltar

Rua Iririú, 958 - Bairro Iririú - Joinville/SC - CEP: 89227-045 Fone (47) 3427-0163 - otimize@otimizeautomacao.com